04/06/2019

Golegã destaca-se em Badajoz, na ECUEXTRE

Portugal abrindo as portas da ECUEXTRE 2019 afirmando-se e distinguindo-se pela presença e intervenção.

No passado fim de semana, em Badajoz, Espanha, o diretor geral da agricultura e pecuária, Antonio Cabeças Garcia, o presidente da Câmara Municipal de Golegã, José Veiga Maltez, a delegada da IFEBA, Blanca Subirán, a diretora da ECUEXTRE, Pepa Dueñas, e o toureiro José Maria Manzanares foram convidados a abrir o certame.

Presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, comentou à Tribuna Lusitana a importância da ECUEXTRE e da presença da Golegã no evento: “Um evento reconhecido em Espanha, sobretudo, pelo meio equestre e taurino, o qual vem ganhando “força”, também, junto dos Portugueses, tendo feito todo o sentido, que a Golegã, Capital Portuguesa do Cavalo, aceitasse o convite formulado pelo Ayuntamiento e a IFEBA, para estar presente. Badajoz e a Golegã unem-se agora, por protocolo, para elevarem a criação cavalar, de ambos os países e darem a conhecer as potencialidades respectivas, nomeadamente, no Turismo Equestre.”

Em sua intervenção, José Maria Manzanares lembrou o seu pai, que o trouxe para a sua quinta da estremadura quando era uma criança, "onde estava feliz", apontou que o seu pai estaria agradecidíssimo de ver esta exposição "que é única" e agradeceu esta amostra que, segundo ele disse, "é especial" porque nunca tinha sido feito antes.

O alcalde em funções Fran Fragoso disse que esta feira representa os valores aos quais a cidade aspira, a "liderança em positivo que quer exercer no território que nos circunda"  e colocou como exemplo, o haver conseguido em apenas quatro anos a máxima categoria para o concurso morfológico ou que no próximo ano se vai celebrar na IFEBA, o campeonato do mundo de doma vaqueira. Esta é uma feira que une fãs ao touro e ao cavalo tanto de Espanha como de Portugal, pelo que se tornou um ponto de encontro, segundo Fragoso.

A delegada de IFEBA, Blanca Subirán, destacava que em seus onze anos de existência a ECUEXTRE conseguiu-se posicionar como uma das principais do setor, entre outras coisas, pela equipe e pelo envolvimento do setor.

Aconteceram nesta feira concursos de cavalos de pura raça espanhola e exposições de arte equestre, espanholas e portuguesas. Houve doma vaqueira, equitação clássica e equitação de trabalho, que foi introduzido pela primeira vez nesta feira, assim como o concurso morfológico da ANCCE, qualificado com três estrelas que indicam a máxima excelência.

O domador Santi Serra apresentou seu espetáculo "Sercam show" no ato de apresentação do primeiro campeonato do mundo de doma vaqueira, que será realizado em Badajoz no próximo ano.

Paralelamente, o mundo taurino teve um fórum de diálogo entre críticos taurinos e figuras da tourada e o interior da praça de touros reuniu várias atividades.

 

Com info Cope/Radio Popular

Fotos cedidas.