10/10/2018

Brasileiro Philip Greenlees briga pelo pódio individual nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

Equipe de hipismo da América do Sul fechou Jogos Olímpicos da Juventude em 4º lugar. 

 

Já está definido o pódio por equipes no hipismo na modalidade Salto na 3ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, que começaram em 6/10 e seguem até 18/10. Após duas acirradas disputas por equipes em 8 e 9/10 no Club Hípico Argentino, a equipe da América do Sul fechou na 4ª colocação com apenas uma falta (4 pontos perdidos).

O jovem talento brasileiro Philip Greenlees, 15, campeão mundial FEI Children em 1/1/2018 e vencedor da seletiva brasileira para Olimpíada da Juventude, teve espetacular recuperação na disputa. Após cometer três faltas na 1ª passagem da final por equipes, Philip que está montando a égua Denise Z zerou a 2ª passagem. Com esse resultado,a equipe da América do Sul formada por Philip com Denise Z ao lado do venezuelano Bernardo Lander com Cameron Z, Gonzalo Bedoya montando Ankara I, da Bolívia, Agostina Llano com Red Sugar Z, do Paraguai e do argentino Richard Kierkegaard apresentando Legolas I conquistou a 4ª colocação com 4 pontos perdidos (computando o descarte do pior resultado a cada dia). A equipe Australasia - Australia e Ásia - também ficou em 4º lugar.

Sagrou-se campeã a equipe da América do Norte Nicole Robredo/ El Capricho Champion, do México, Philippe Coles / Quid du Plessis,do Haiti, Marissa del Pilar Thompson / Canal del Bajo Kithira, do Panamá, Pedro Espinoso / Llavaneras Genquina, de Honduras, Mattie Hatcher / Santa Rosa Valery, dos EUA que fechou sem faltas e garantiu o título após desempate com a equipe da Europa. Ambas fecharam o desempate com uma falta (computado descarte do pior resultado da equipe)e a América do Norte levou a melhor na soma dos tempos 97s80, enquanto os representantes da Europa registraram 101s58. A medalha de bronze ficou com a equipe da África que computou apenas 1 ponto perdido.

Agora os jovens talentos entre 15 e 17 anos - todos montando cavalos emprestados - se preparam para a grande final individual. A contagem é zerada e, com isso, todos voltam à pista no Club Hípico Argentino em 12/10 com chances iguais na primeira passagem da final individual. O campeão olímpico da juventude no hipismo será conhecido no sábado, 13/10, na segunda e definitava corrida pelo título individual.

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura 2010, Marcelo Chirico, uruguaio radicado no Brasil, garantiu a medalha de ouro no hipismo. Já em 2014 em Nanquim na China, a vitória foi da Emily Fraser da Nova Zelândia.

 

CBH / Carola May e Rute Araújo

Foto by Hector Garrido