28/11/2018

Grande final da temporada 2018 de Equitação de Trabalho no Brasil

Benedito Torres Macedo e Artemis da SASA JE (em foto), lusitano propriedade do Haras São Benedito, liderou a categoria Principal.

 

O palco da grande final da temporada 2018 da Equitação de Trabalho desta vez, foi a Conexão Equestre em Bragança Paulista no último final de semana.

As definições dos grandes campeões 2018 começaram no sábado, num dia muito chuvoso e de muito vento e seguiram até o domingo onde aconteceu o Paulista da Modalidade (em 2018 realizado em etapa única). A competição do Domingo, Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho, foi válida também pela V Etapa do Brasileiro - FINAL.

O destaque destas etapas finais, tanto  das provas de Tempo Ideal como das completas, foram o número de debutantes na modalidade já projetando emocionantes disputas para o ano de 2019, que terá novo formato nas competições visando o crescimento e a expansão da Equitação de Trabalho para três estados brasileiros mais o Distrito Federal, onde a ABET - Associação Brasileira de Equitação de Trabalho - já está em entendimentos com representantes  (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro).

Nos resultados das competições de Tempo Ideal, tivemos duas competidoras sagrando-se campeãs em ambos os campeonatos, Paulista e Brasileiro: Sarah Rebequi e o Lusitano Veludo do TOP na categoria Aberta Jovens Cavaleiros sendo esta, a mais jovem competidora a conquistar o titulo nacional da modalidade com apenas 8 anos e Ana Luiza Faria Coutinho do Rancho Esperança que levou as taças na categoria Aberta Amadores montando o também lusitano Universo Imperial. Na categoria Aspirantes, Tawan Goes Requena montado o lusitano Thor levou o Paulista defendendo as cores da Conexão Equestre.

Nas provas completas tivemos também várias categorias com conquistas duplas (Paulista e Brasileiro) com exceção das: Aberta Amadores onde o conjunto Roberto Rauh e o lusitano Artemis da SASA JE do Haras São Benedito levou o título nacional e a estreante Sophia Baptista com seu Mangalarga Marchador Farrapo de Maripá da Agro Maripá fechou a temporada com a taça de Campeões Paulista, da categoria Aspirantes,  onde mais uma vez Tawan Goes Requena, desta feita com o Quarto de Milha Smoke Bravo da Conexão Equestre arrematou o Campeonato Paulista e na Mirim onde o campeão Brasileiro foi Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras representante do Haras das Mangueiras, que garantiram o título por antecipação.

Nas demais categorias os vencedores levaram para casa os dois troféus: Na categoria Cavalos Novos A, Marcio Aparecido Almeida e o Lusitano Ícaro das Mangueiras do Haras das Mangueiras, Cavalos Novos B, Sergio Antunes de Oliveira e Fronteiro Interagro Lusitano também representando o Haras das Mangueiras, Thamara Honorio Messi e Estilo V8, Mangalarga Marchador do Haras das 8 Virtudes e finalmente Benedito Torres Macedo e Artemis da SASA JE lusitano do Haras São Benedito levantando os títulos na categoria "grau máximo da modalidade", Principal.

A ABET - Associação Brasileira de Equitação de Trabalho - e a CIA de Equitação de Trabalho deixa aqui registrado nossos agradecimentos a todos os competidores, proprietários, parceiros, sócios e apoiadores que fizeram com que a Equitação de Trabalho terminasse a temporada com grande crescimento em âmbito nacional.

A temporada 2019 terá início no mês de março no Haras das Mangueiras em Itapira, com data ainda a definir.

 

CIA de E.T.

Foto Ney Messi/CIA ET