27/05/2019

Lusitanos dominam pódio na Sociedade Hípica Paulista

A última seletiva no Brasil para o Pan-americano será em 22 e 23/6 novamente na Hípica Paulista. 

 

No final de semana, em 25 e 26/5, o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, válido como 3ª de quatro qualificativas pan-americanas para formação do Team Brasil de Dressage, movimentou a Sociedade Hípica Paulista, em paralelo com um Concurso Nacional e a 38ª Exposição do Cavalo Lusitano.

Desse vez, somente João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN, conjunto já pré-qualificado para os Jogos Pan-americanos graças à vitória de ponta a ponta no Internacional na Argentina em novembro de 2018, garantiu mais um índice técnico para os Jogos. A dupla venceu e mostrou sua habitual constância com 69,804% na St Georges e na Intermediate I voltou a garantir vitória, com 68,922%. No Grand Prix, a amazona olímpica Giovana Pass com Zingaro de Lyw venceu com 66,630%.

Alguns conjuntos como os cavaleiros olímpicos João Victor Oliva com Biso das Lezírias e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo que já computaram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo na 1ª e 2ª seletiva - 69% no Small Tour (reprises St Georges e Intermediate I) e 68% no Big Tour (reprise Grand Prix) - não disputaram a qualificativa e voltam se apresentar na última que acontece em 22 e 23 de junho. O julgamento esteve a cargo do juiz internacional 5* francês Raphael Saleh, ao lado da brasileira Claudia Moreira de Mesquita, Sandra Smith de Oliveira Martins e Cesar Lopardo Grana, da Argentina, todos juízes FEI 4*.

"Primeiramente quero agradecer a minha equipe e a Deus, estou muito feliz com mais um índice alcançado. Comecei a montar o Carthago, hoje com 14 anos, quando ele tinha quatro anos. Ele foi para Europa, voltou há dois anos e meio e retomamos com o trabalho. Vamos seguir firmes para alcançar o nosso objetivo: brigar por uma medalha no Pan e garantir a vaga olímpica", destacou João Paulo dos Santos, que treina na Fazenda Sasa, na região de São José do Rio Preto no interior paulista.

"Achei as apresentações do João Paulo com Carthago bastante boas. Gostei muito da organização e estrutura do concurso e acho que, de modo geral, a evolução no adestramento vem com mais e mais experiencia em provas sempre buscando se equiparar aos melhores. Desejo boa sorte a todos nos Jogos Pan-americanos", comentou o juiz Raphael Saleh.

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, que já tem índices técnicos para o Pan, ficou em 2º lugar na St Georges, 67,255%, e na Inter I com alguns problemas técnicos inesperados fechou na 6ª colocação, 63,382%. Destaque também para Paulo Cesar dos Santos, irmão gêmeo de João Paulo, que levou Fidel da Sasa JE ao 3º posto na St Georges, 66,225%, e foi 2º na Inter I, 66,961%.

Representando a nova geração do hipismo Julia Nemr com Casmurro HI competiu na série Junior e fechou com 65,606% e 64,069%. Todas as disputas tiveram transmissão ao Vivo pela SHPTV e os resultados foram disponibilizados em tempo real em um telão. 

Reta final 

A CBH tem até o dia 26 de junho para definir o Time Brasil de Adestramento na 18ª edição dos Jogos Pan-americanos de Lima. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I)

Nas duas primeiras seletivas realizadas em março e abril, oito conjuntos registraram índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Para se habilitar a vaga na equipe é necessário o registro de no mínimo dois índices. Já se encontram nessa condição João Victor Marcari Oliva montando Biso das Lezírias e Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM e João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo (Big Tour).

Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: Paulo César dos Santos com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes /Dileto HI. Outro conjunto candidato a uma vaga no Pan é Rodolpho Riskalla / Don Henrico, dono de duas medalhas de prata na modalidade paraquestre no Mundial 2018, e que vem disputando Internacionais de Adestramento na Europa com bons resultados.

Dressage no Pan de Lima

A modalidade abre as disputas do hipismo no domingo , 28/7, com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com resultados válidos para a qualificativa individual.

Na segunda-feira, 29/7, com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour) se define o pódio por equipes, e os resultados servirão para a qualificativa individual. Na quarta-feira, 31/7, o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.

O júri de campo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 está definido: Eduard de Wolff van Westerrode, da Holada, é o presidente, ao lado de Janet Lee Foy, EUA, Mary Seefried, Austrália, Brenda Minor, Canadá, e Thomas Kessler, Alemanha.

Nos Jogos de Lima o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual. A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018, e se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.

 

St Georges - 25/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN - 69,804%
2º Mauro Perereira Junior / Don Enrico AMM - 67,255%
3º Paulo Cesar dos Santos / Fidel da Sasa JE - 66,225%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS - 65,539%
4º Victor Trielli Avila / Corsario IGS - 65,539%
6º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI - 65,490%

Grand Prix - 25/5
1º Giovana Prado Pass / Zingaro de Lyw - 66,630%
2º Leandro Silva / Dicaprio - 64,159%
3º Giovana Prado Pass / Dorus Interagro - 63,695%

Junior - 25/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI - 65,606%

Intermediate I - 26/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN - 68,922%
2º Paulo Cear dos Santos / Fidel da Sasa JE - 66,961%
3º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI - 65,735%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS - 65,049%
5º Thereza Novaes de Almeida / Xaparro do Vouga - 64,706%
6º Mauro Pereira Junior / Don Enrico AMM - 63,382%

Junior - 26/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI - 64,069%

 

CBH/Carola May e Rute Araújo

Fotos by C. May