06/02/2019

Em tempo de crise o Cavalo Crioulo continua a crescer no Brasil

Números da ABCCC apontam para manada de 426,27 mil animais registrados e destaque para expansão no Centro Oeste

 

A raça Crioula encerrou o ano de 2018 com um crescimento de 3,39% no número de animais registrados no país. No total, são 426,27 mil exemplares no território nacional, contra 412,31 mil animais registrados que fecharam o ano de 2017. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com base nos dados do Registro Genealógico da entidade.

Para o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, o contínuo crescimento no Brasil mostra a qualidade do Cavalo Crioulo e que, apesar da crise, há uma evolução em números importantes, principalmente no Centro e Norte do país. “Nestas regiões a raça Crioula vem sendo bem aceita especialmente pela sua qualidade, docilidade para participar de várias provas e também pelo trabalho que a ABCCC vem fazendo com seus técnicos e analistas de expansão que estão trabalhando junto aos criatórios em todo o país para dar suporte a esta evolução que estamos vendo”, destaca.

A realização de eventos nas chamadas regiões de fomento também foram determinantes para a expansão da raça no país. Em 2018 foram realizados 1046 eventos, entre provas e exposições, em oito Estados brasileiros mais o Distrito Federal.

 

Credenciadoras demonstram alto nível na disputa ao Freio de Ouro

Etapa anterior às classificatórias tem registrado médias superiores e disputas acirradas segundo a ABCCC

Antes de ir para as classificatórias ao Freio de Ouro, os competidores que almejam o título maior da raça Crioula passam pelas credenciadoras, que é a primeira etapa para se chegar na grande final da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). As competições são organizadas pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos e desta prova saem quatro machos e quatro fêmeas que podem disputar as vagas para a final nas seletivas.

E cada vez mais as credenciadoras estão fortes e acirradas, demonstrando o desenvolvimento do Cavalo Crioulo em pista. Conforme o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Mateus Gularte Silveira, na virada do ano já se pode notar que o preparo dos animais vai mostrar que este ciclo será disputado. "As credenciadoras deste ano iniciaram com cavalos que já foram bem o ano passado e optaram voltar agora na virada do ano e estão voando. Em Lavras do Sul, por exemplo, dois finalistas do Freio de Ouro fizeram médias acima de 20 pontos", observa.

"São cavalos competindo em alto nível nas credenciadoras. E o que esperamos é que cada vez seja mais disputado, pois as classificatórias vão chegando mais perto e o número de vagas diminuindo, afunilando a disputa. Consequentemente a competição vai ser mais acirrada", pontua.

A grande final do Freio de Ouro será de 22 a 25 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.

 

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective