02/12/2019

Os records do Lusitano

O ano 2019 ficará para a história como sendo o ano em que o Lusitano provou ser uma estrela cada vez mais ascendente.

 

O mundo do cavalo Lusitano termina o ano com enorme satisfação, comprovando que esta estrela em ascensão não para de atingir records nas pistas de Dressage internacionais.

Este fim de semana, no CDIW do Madrid Horse Week, o extraordinário cavaleiro espanhol Claudio Castilla Ruiz levou, uma vez mais, Alcaide SOM ao topo da hierarquia do Lusitano em Dressage. Este binómio atingiu dois novos records: 74.348% no Grande Prémio e 80.230% no GP Freestyle.

Lembramos que o record de GP Especial está nas mãos do jovem binómio João Torrão e Equador MVL com 75.781%, obtido no CDIO Hickstead, Inglaterra, em Julho deste ano.

Em tempo de balanço, muitas são as análises e ilações que cada um pode tirar, afinal a subjetividade deste mundo assim o permite, e quiçá todos tenham um pouco de razão.

O que é certo, é que grandes cavaleiros demonstram que é possível levar o Lusitano a atingir posições de elevado destaque no mundo desportivo. A criação tem evoluído na sua selecção, maneio, e sobretudo na estratégia desportiva de seus produtos.

Os cavalos mais jovens apresentam-se cada vez mais com elevado potencial desportivo, o que nos permite augurar grandes desafios para o futuro. Mas é evidente que só grandes cavaleiros, dedicados e com objectivos bem definidos, conseguirão levar estes produtos ao estrelato.

Poderemos ver cavalos com elevadíssimo potencial serem desaproveitados por cavaleiros menos experientes e em contrapartida, cavalos com um potencial aparentemente menos expressivo virarem autênticos ícones.

Lembremo-nos que em Dressage (como em qualquer actividade equestre), temos dois seres, duas vontades, duas personalidades, que se não tiverem o mesmo potencial, a mesma intensidade, a mesma dedicação e um puro entendimento entre si, nada funcionará com a perfeição desejada. E não esquecer ainda que os juízes também detêm sua própria análise.

Devemos destacar neste breve artigo, que estes records são acompanhados por uma apresentação cada vez mais numerosa de Lusitanos em pista, com resultados expressivos e que já são analisados a nível internacional. São vários os binómios com Lusitanos, em GP, que têm levado emoção às pistas de Dressage internacional.

 

No Madrid Horse Week apresentaram-se quatro binómios:

Resultados no Grande Prémio:

2º lugar - Claudio Castilla Ruiz (ESP) com Alcaide SOM, 74,348%

5º lugar - Rodrigo Moura Torres (PT) com Fogoso TVF, 70,870%

6º lugar - Anne Sophie Serre (FRA) com Actuelle de Massa 70,022%

9º lugar - Juan Antonio Jimenez Cobo (ESP) com Euclides MOR 68,717%.

 

Resultados no GP Freestyle:

2º lugar - Claudio Castilla Ruiz (ESP) com Alcaide SOM, 80,230%

5º lugar - Rodrigo Moura Torres (PT) com Fogoso TVF, 75,295%

9º lugar - Anne Sophie Serre (FRA) com Actuelle de Massa 73,015%

10º lugar - Juan Antonio Jimenez Cobo (ESP) com Euclides MOR 72,835%.

 

“Lusitano – a rising star!”

 

Fotos de Claudio Castilla com Alcaide SOM, by Tribuna Lusitana, e João Torrão com Equador MVL, cedida por Monte Velho.