20/05/2019

Xaiani Gonzales é a primeira mulher a vencer a Marcha de Resistência

Com 16 anos de idade, ela e a égua Ponteira 273 foram vencedoras da modalidade promovida pela ABCCC e que ocorreu em Aceguá.

 

Era só questão de tempo. Ela que já vinha se destacando nos Enduros e ponteando nos Chasques do Uruguai, agora cruza a linha de chegada dos 750 quilômetros da Marcha Anual de Resistência com pioneirismo. Neste sábado, 18 de maio, a ginete Xaiani Gonzales tornou-se a primeira mulher a vencer a Marcha Anual de Resistência do Brasil, com apenas 16 anos de idade. Ao lado de Ponteira 273, ela deixou claro que não percorreu a jornada sozinha: além de provar sua força com a égua companheira, ela ainda atribuiu a conquista à toda família.

Quem as viu completando o percurso no tempo 67'47''29 não imagina o que há por trás dessa conquista. Muito além do primeiro lugar geral, a sintonia entre elas resulta em superações do dia a dia. “Ela é minha terapia”, conta a ginete que luta contra a ansiedade. Assim, juntas, e não por acaso, elas chegaram até aqui, deixando um legado e inspirando outras pessoas a superarem seus desafios.

Eram 7h da manhã quando a última contagem regressiva de largada foi ouvida. Dos 26 animais que participaram do início da Marcha, no dia 4 de maio, 14 enfrentaram os últimos 40 quilômetros para, enfim, correr ao encontro do abraço de familiares e amigos ansiosos pela espera dos cavaleiros. Choro e riso misturaram-se na face de cada participante, no alvoroço de sentimentos entre o dever cumprido e o cansaço de quem superou seus próprios desafios. Já os cavalos, é claro, ganharam o banho compensatório por todo esforço.

A Marcha Anual de Resistência, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conta com o apoio da Tortuga e o patrocínio da autolocadora Guanabara.

Confira o resultado

1º lugar geral
Ponteira 273
Tempo: 67’47”29

2º lugar geral
Artigas Casa Blanca
Tempo: 67’48”00

3º lugar geral
Umbu da Santa Anita
Tempo: 68’19”21

4º lugar geral
FM Morena III do Cinco Salsos
Tempo: 68’58”25

5º lugar geral
CM Olga do Cinco Salsos
Tempo: 69’01”53

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Marina Bonati/ABCCC